Nos nossos posts anteriores vimos qual foi a possível origem do Halloween, e o porque a abóbora é muito utilizada na simbologia do Halloween. Soubemos assim, que a cultura do Halloween foi e continua sendo muito difundida por todo o mundo, mas será que ele é comemorado sobre os mesmos moldes em todos os lugares?
Irlanda
Vamos começar por onde tudo começou, os irlandeses ainda seguem as tradições dos tempos dos Celtas, inclusive a tradicional fogueira ainda é acendida em áreas rurais, já as crianças se fantasiam e vão à caça do tradicional “doces ou travessuras”, batendo de porta em porta. Algo bastante irlandês vem da culinária, o Barmbrack, que se trata de um pão similar a um panetone, conhecido até mesmo como pão do Halloween, de tão típico que ele é, mas há uma diferença muito divertida: O Halloween Brack vem com algumas travessurinhas dentro, objetos que desvendarão o seu futuro 😮 pegou um pedaço com um anel dentro? Seu casório está chegando.
Estados Unidos
Os costumes dos Estados Unidos já são bem conhecidos por nós, já que a influência de filmes e séries do país no nosso dia a dia é muito frequente e o Halloween está presente em muitos deles, mas vamos conhecê-los mais a fundo. Os norte-americanos costumam decorar bem a casa para essa data, a mais comum, nosso queridinho Jack O’ Lantern – veja o post anterior sobre o Halloween – ou seja, as abóboras esculpidas. Além disso o famoso ‘trick or treat’ entre as crianças é muito presente nessa região.
Outra brincadeira muito popular nos Estados Unidos é bobbing for apples, que consiste em algumas maçãs serem colocadas num balde grande de água e as crianças pegá-las sem usar as mãos.
O Magic Kingdom, parque mais popular da Disney também se transforma: visitantes são incentivados a usar fantasia, crianças a realizar o trick or treat dentro do parque e há até mesmo um desfile de personagens da Disney caracterizados.
Reino Unido
Começamos pelo maior símbolo de Londres – a London Eye – que se transforma em uma gruta assustadora, com direito a pântano borbulhante e uma floresta fantasmagórica. Dentro dela, lendas sinistras são contadas aos visitantes.
Já na Escócia, há um tour por vielas escuras e subterrâneos de Edimburgo, um passei assustador para se fazer no Halloween.
Áustria
Aqui, a cultura difere um pouco, o costume na Áustria é alimentar quem já passou pro andar de cima. Eles deixam pães, água e até uma lanterna numa mesa antes de irem dormir na noite do Halloween. Segundo a lenda, isso ajudaria a garantir o cuidado com as almas voltam para a Terra nesta noite.
Bélgica
Lembrando a nossa sexta-feira, 13 neste dia os belgas ficam ressabiados com os black cats – os gatinhos pretos – pois acreditam ser má sorte um desses entrar em casa ou passar na sua frente. Neste dia também, as velas são acesas para homenagear a memória de amigos e parentes falecidos.
Alemanha
Na Alemanha, o Halloween é comemorado como o dia de todos os santos. Sendo assim, a festa por lá é grande, vai de 31 de Outubro até 08 de Novembro. Igrejas recebem pessoas para rezarem por aqueles que já morrera. Os cemitérios também enchem de visitantes para verem túmulos daqueles que já se foram.