Hello guys, happy Monday!
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre falar inglês. Você tem medo de falar inglês? Embora a pergunta pareça bobinha e nosso instinto seja rapidamente dizer que não, é bom analisarmos se de fato esse receio não tem tomado proporções muito grandes dentro de nós.
Senta que lá vem a história… Quando eu estava aprendendo Inglês, um dos meus maiores medos era o falar corretamente. Esse medo me impedia de praticar na sala de aula com meus colegas, prejudicando minha interação, prática do idioma e aprendizagem. Essa insegurança é muito comum enquanto estamos aprendendo uma nova língua, é natural até, no entanto, o que não pode acontecer é deixar que esse medo nos paralise, nos impedindo de aprender.
Eu tive ótimos professores ao longo da minha caminhada, e cada um contribuiu para que esse medo fosse se quebrando dentro de mim, mas a atitude principal precisava vir de mim. Quando tomei essa decisão, meu aprendizado fluiu. Portanto se você sente dificuldade na pronuncia, eu tenho dois conselhos pra você: primeiro, estude bastante e segundo, P R A T I Q U E!
Hoje estou aprendendo Alemão, e me vejo passando por esse mesmo processo: medo de falar, medo de errar, medo da pronúncia diferenciada… Mas sigo tentando, mesmo quando falo errado a mesma coisa mil vezes na aula (shoutout para meu professor querido e muito paciente!) ou quando me enrosco para responder uma simples pergunta do dia a dia. O importante é continuar tentando.
Não deixe para estudar inglês somente nas aulas, faça disso um aprendizado diário, e use as aulas para impulsionar o que você já tem. Não perca tempo falando português com seus colegas de sala, use o inglês, não importa se você vai falar as palavras com uma pronúncia um pouco diferente, ou se a estrutura da sua frase não for a mais bem alinhada, seu professor está ali para te auxiliar, mas você precisa t e n t a r. Inglês não é difícil, mas como qualquer outra língua, exige dedicação. Todos somos capazes de aprender!
Aqui no blog vocês já viram algumas dicas sobre materiais e sites que podem te engajar no aprendizado do idioma (aqui e aqui), mas ressalto mais algumas dicas: mantenha um caderno para escrever sobre seu dia, narrando em voz alta suas anotações; se você gosta de jogos online, aproveite o entretenimento mas também aprenda as expressões usadas, repetindo-as ao serem ouvidas; ouça musicas em inglês e cante bem alto, há vários aplicativos de letras de músicas que podem te ajudar com isso; converse com outras pessoas, aquele colega de sala que você tem mais proximidade, ou algum amigo que também fale ou esteja aprendendo o idioma, aplicativos para falar com nativos também são válidos, só tenha o cuidado de analisar sua escolha e, na dúvida, pergunte ao seu professor se ele conhece algum para indicar. Mas mais do que tudo isso, minha dica pra você é: não desista.
Estamos um pouco coach hoje não é? Haha. Mas às vezes precisamos de um empurrãozinho para continuar prosseguindo!
Não esqueçam de dividir aqui nos comentários o que já funcionou pra vocês superarem esse receio de falar inglês, técnicas, dicas, aplicativos, sites… Enfim, sintam-se livres! 😉
See you next time, guys!
Have a great week!