O dia 08 de Março é considerado oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Dia Internacional das Mulheres desde 1975.
Diferente de outras comemorações que temos ao longo do ano, o 8 de Março não foi escolhido a dedo como um dia que beneficiaria o comércio com vendas de presentes para mulheres. Na verdade, essa data tem uma origem bem mais profunda e extremamente histórica.
Bom, vamos nos transportam pra 1909, em Nova York – a grande passeata das mulheres. No dia 26 de fevereiro, cerca de 15 mil mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho, como salários, jornadas de trabalho e aquele foi o pontapé para comemorar um dia das mulheres americano.
Na mesma época, o movimento nas fábricas borbulhavam na Europa,o que fez com que em 1910 a alemã Clara Zetkin teve a ideia da criação de uma jornada de manifestações, que foi abraçada pela Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. É bom que a gente saiba que apesar das condições de trabalho, no geral serem precárias naquela época, a situação das mulheres era muito pior que a dos homens, segundo especialistas.
Segundo registros, a ideia de Clara não era determinar uma data específica para uma determinada manifestação, mas sim um ano de levante das mulheres por mais direitos perante aquela sociedade. Dessa forma, o primeiro dia oficial da mulher passou a ser celebrado em 19 de março de 1911.
Essas manifestações seriam somente o pontapé para o que seriam uma era de revoluções na Europa, principalmente na Rússia, em 1917, na mesma época em que os bolcheviques estavam cada vez mais posicionados perante o governo, começou o que seria um marco do que viria a ser o famoso 8 de março, pois foi nesse dia que um gripo de operárias russas saiu às ruas para manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, o que sucederia depois na Revolução Russa. E foram justamente os soviéticos que oficializaram essa data como celebração da mulher heroica e trabalhadora.
No Brasil, a história que mais temos associado ao Dia Internacional das Mulheres é o incêncio ocorrido em Nova York, em 1911 em uma fábrica têxtil chamada Triangle Shirtwaist Company, que ocasionou a morte de 146 trabalhadores, sendo 125 mulheres e 21 homens.
A situação dessa fábrica era muito similar as condições da maioria das fábricas da época: os tecidos não tinham proteção para armazenamento, fumar dentro dos prédios era comum e não existiam extintores. Muitos trabalhadores conseguiram escapar do incêndio, é verdade, porém o sinal sonoro não chegou ao nono andar e as portas – pasmem – ficavam fechadas para que os operários não deixassem o local de trabalho durante o expediente, muitos se atiraram pela janela, por desespero. Haviam escravas acorrentadas às máquinas de costuras e às mesas de corte de tecido, para piorar a situação.
Bom, o importante é que apesar de tantas tragédias e manifestações, muitas vezes ocasionando ferimentos e mortes a centenas de mulheres, muitos direitos foram garantidos à elas, mas ainda nos dias de hoje ainda há muitos a serem lutados para que sejam garantidos. Por isso o Dia 8 de Março é um dia para se lembrar a luta por direitos travada por mulheres de todo o mundo, vangloriarmos a força de nossas mulheres e pensarmos que há ainda muito o que se conquistar para elas. Feliz Dia Internacional das Mulheres! <3