ETC Idiomas Uncategorized Halloween: A Lenda de Jack

Halloween: A Lenda de Jack


No nosso primeiro post de Halloween falamos sobre a origem do Hallloween e citamos a Lenda de Jack, muito difundida na América, hoje nos aprofundaremos nessa lenda, para explicar especialmente porque a abóbora é um dos símbolos principais do Halloween Norte Americano.

A Lenda de Jack O’ Lantern nasceu na Irlanda, sobre um homem chamado “Stingy Jack”. De acordo com a estória, Jack havia convidado o diabo para beber com ele, de acordo com seu apelido – Stingy, em inglês é algo como mesquinho, miserável – é óbvio que Jack não aceitou pagar a conta das bebidinhas com o coisa ruim e conveceu-o a se transformar em uma moeda que Jack usaria para pagar a conta, assim que o diabo virou a moeda, o miserável enfiou a moeda no bolso, junto com uma cruz de prata, o que impossibilitou que o diabo retornasse a sua forma, e dessa forma ficou preso no bolso de Jack.

A Lenda de Jack O’ Lantern explica a simbologia da abóbora no Halloween

Um tempo depois Jack fez um acordo com o diabo, que consistia em Jack não ser incomodado por ele durante um ano e quando morresse que o diabo não levesse sua alma. E o acordo foi selado.
No ano seguinte o diabo foi atrás de Jack, e mais uma vez o miserável o enganou, fez com que ele subisse numa árvore para pegar algumas frutas, assim que ele estava no topo da árvore, Jack entalhou uma cruz no tronco, impedindo que o diabo descesse, e só o deixaria fazer se dessa vez Jack ficasse livre do diabo por dez anos e assim mais uma vez o acordo se fez.

Algum tempo depois Jack morreu, e claro sua entrada no céu foi negada por ser uma figura tão inescrupulosa e miserável, porém o diabo não poderia ter sua alma, de acordo com a primeira promessa feita, assim mandou Jack para a noite escura apenas com um carvão aceso em suas mãos, que mais tarde Jack enfiou dentro de um nabo esculpido e começou sua jornada pela Terra. Logo, seu fantasma começou a ser conhecido pelos irlandeses de Jack of the Lantern – o Jack O’ Lantern e sua figura começou a ser muito presente no Halloween.

Lembra que no post anterior falamos das turnips (nabos), dos irlandeses? Assim que a cultura do Halloween começou a ser disseminada pelo mundo a figura de Jack O’ Lantern passou a ser esculpida em vegetais cujo plantio nesses países fosse mais latente, sendo assim os ingleses começaram a usar beterrabas, os próprios irlandeses usavam batatas e também os nabos e na américa, como a abóbora era muito presente na cultura, foi ela a premiada por dar vida a lenda, e hoje ela se tornou um dos maiores símbolos do Halloween contemporâneo.

Leave a Reply

Related Post

Thanksgiving!Thanksgiving!

Hello ETCier! Vocês sabiam que nesta quinta-feira é comemorado o Dia de Ação de Graças em países como os Estados Unidos e o Canadá? Esta data vem sendo comemorada na

plugins premium WordPress