WHO’S THAT GIRL?


HELLO, GUYS!

Meu nome é Jamile, sou uma English Teacher e eterna aprendiz do idioma, faço parte da equipe  ETC unidade de Santa Bárbara D’Oeste. Resolvi dar um pulinho aqui e contar um pouquinho da minha trajetória com o Inglês para encorajá-los a persistirem, e a mostrar que o mundo que esse idioma abre pra nós é absurdamente grande, e vale muito a pena! Conhecimento nunca é demais!

Bem, desde pequena eu sempre tive contato com o idioma de alguma forma. Minhas irmãs escutavam muita música em inglês (Whitney Houston, Backstreet Boys, etc) e meu pai era fluente em Inglês e Francês. (Não, eu não falo mais do que um  “Oui, Ça Va?” em Francês)

No entanto, foi só aos 14 anos que entrei em uma escola e dei início de verdade a essa trajetória. Estudei Inglês por cerca de 9 anos, e há quase um ano, tirei meu primeiro certificado internacional, o FCE. Confesso que nem sempre foi fácil, eu tive MUITAS dificuldades para aprender, em principal, o listening (terror para muitos, né?), mas com muito estudo, persistência, prática e principalmente AMOR, consegui alcançar boa parte dos meus objetivos. Mas não para por aí, né? Temos que estar sempre estudando, inovando e sendo abertos a descobrir coisas novas.


Aqui vão algumas dicas que me ajudaram demais e talvez ajudem vocês também:

1. Música: A música foi o que mais me ajudou com a pronúncia das palavras. Acompanhar a melodia com a letra, cantando (mesmo que errado!) fez toda a diferença na assimilação da pronúncia e de novo vocabulários. E claro, acabei conhecendo muuuitas músicas no processo! (Quem me conhece sabe que vivo cantarolando por aí)

2. Post it: Eu já amo papelaria de qualquer jeito, então usar  posts its para memorizar os móveis da casa, os cômodos e alguns objetos, não foi dificuldade alguma. É incrível como esse exercício realmente funciona! (vi que o Tito já deu essa dica por aqui e gente… USEM!)

3. Filmes & Séries legendados: Eu sei que nem sempre é confortável, pois as ler e prestar atenção nas cenas, quando não temos hábito, pode ser desafiador. Mas aos poucos, isso se torna natural, e logo você já estará indo para o próximo passo: filmes com legendas em inglês. Assim como tudo de novo, é um pouco desesperador de início, e pode ser que você não compreenda tudo do filme de primeira, mas é um recurso que vai ajudar a treinar não apenas o seu listening, mas também vai ajuda-lo a agregar palavras novas!

4. Blog/Tumblr: Quem nunca? Haha. Usar uma plataforma para escrever sobre o que você gosta é um meio de você treinar a sua escrita. Eu tinha uma conta no Tumblr (escondidíssimaaaa!), onde eu me permitia escrever textos, frases, músicas e o que mais quisesse, tudo em inglês para praticar a minha escrita. Com isso eu conseguia ir me aprimorando através da prática. Comparando texto de meses atrás com os atuais, vendo os erros, corrigindo, melhorando e inventando coisas novas!


Bem, isso foi um pouco do que me ajudou a chegar até aqui. E sigo aprendendo cada dia um pouquinho mais. Por isso não desistam, sintam-se a vontade para tentar coisas novas, e criar o seu próprio jeito de aprender! O importante é continuar, desistir, jamais.

See you, guys!


Sobre a autora

Leave a Reply

Related Post

plugins premium WordPress